Incêndios em máquinas pesadas de alto valor agregado são mais comuns do que imaginamos. A constante evolução do mercado e a concorrência cada vez mais acirrada tem exigido cada vez mais eficiência de seus equipamentos.
Fabricantes de máquinas como colheitadeiras agrícolas, guindastes, máquinas florestais, máquinas de mineração e outras tem adequado seus equipamentos para acompanhar a produtividade e a crescente demanda do setor produtivo, desenvolvendo motores maiores e mais potentes, com tanques de óleo hidráulico e bombas maiores, turbinas com maior pressão e maior rotação na operação, tudo isso aliado a uma redução e otimização de espaço.
A operação destes equipamentos é constante e por horas seguidas gerando uma grande quantidade de calor, os resíduos como pó de madeira, palha de cana, fuligem e etc. são acumulados durante o funcionamento do equipamento e com o atrito podem gerar faíscas, que em contato com líquidos inflamáveis dão início a combustão.
O risco de incêndio se tornou um fator comum para estes veículos.
O fogo pode se estender ao meio ambiente causando incontáveis prejuízos, patrimoniais decorrentes da custosa parada da operação e reposição do equipamento, ambientais como a queima de florestas, plantações e a própria unidade produtiva ou um cenário ainda pior, no qual podem ocorrer sérios danos pessoais aos colaboradores.
Infelizmente ao longo do tempo os extintores fixos e sistemas de supressão a pó químico ou CO2 não tem se mostrado efetivos no combate ao fogo, pois não tem a capacidade de resfriar as áreas superaquecidas do motor e não impedem que líquidos inflamáveis decorrentes de vazamento entrem em combustão, causando novos focos de incêndio e a reignição do fogo. Esses sistemas são extremamente complexos, volumosos e uma com uma série de circuitos elétricos aumentando as chances de falha.
Para vencer esse desafio, surge o sistema de supressão de incêndio Detexline da Protecfire. Uma empresa Alemã pioneira no desenvolvimento de tecnologias de detecção, supressão e engenharia de incêndio que fornece produtos únicos, compactos e que garantem maior eficiência ao processo produtivo.
Um sistema de supressão que se destaca no combate a focos de incêndio pelos seguintes fatores:
- Atua de forma autônoma e pneumática;
- Não requer fonte de alimentação externa para agir;
- Baixíssima necessidade de manutenção;
- Primeira troca obrigatória de componentes após 5 anos.
Detexline significa detecção e extinção em apenas uma linha. O sistema de supressão da Protecfire é ativado quando detecta uma elevação de temperatura acima da operação normal do equipamento, usando a detecção seletiva.
Como a temperatura dentro do compartimento do motor não é homogênea, os detectores captam diferentes temperaturas em diferentes pontos.
Quando a ativação ocorre, o sistema entra em ação e o agente extintor TiboRex é expelido pelos bicos de pulverização posicionados para proteger todo o perímetro do motor e sistema hidráulico da máquina.
O TiboRex é um agente extintor (anti incêndio) aquoso e biodegradável, que foi desenvolvido e patenteado pela Protecfire. Quando pulverizado sobre a área em chamas, o TiboRex forma uma película protetora que impede a continuidade do fogo, resfria as peças e elimina qualquer chance de reignição.
Por ser biodegradável, e de fácil remoção, não danifica o equipamento e pode ser descartado na natureza sem danos ao meio ambiente.
A versatilidade do TiboRex é evidenciada nos diversos setores em que pode ser aplicado:
- Máquinas agrícolas;
- Máquinas linha amarela;
- Máquinas florestais;
- Geradores eólicos, painéis e subestações elétricas;
- Embarcações: yachts e lanchas;
- Guindastes;
- Cozinhas industriais;
- Entre outros.
O combate ao incêndio não pode ter falhas e por esse motivo o sistema de supressão Detexline da Protecfire se destaca dos demais. Seu funcionamento é totalmente pneumático garantindo a efetiva detecção e extinção do fogo, sem a presença de circuitos elétricos no acionamento do sistema. As falhas em sistemas de supressão acabam gerando diversos custos como recarga do agente, parada da máquina ou até a perda do equipamento.
O sistema de supressão da Detexline é compacto e utiliza poucos componentes (em média 80% a menos que outros sistemas). O agente extintor fica totalmente despressurizado no estado de espera e pode ser instalado em qualquer posição, otimizando o espaço.
Algumas companhias de seguro têm conhecimento dos riscos de incêndio e por isso consideram que um sistema de supressão de incêndio efetivo é um fator importante para a segurança de seus clientes. As empresas que possuem essa proteção podem ter uma redução considerável na apólice de seguro pois praticamente eliminam a possibilidade de perda decorrente dos danos causados pelo fogo.
Os benefícios do sistema de supressão Detexline da Protecfire proporcionam segurança por toda a vida útil do seu equipamento.
Tecnologia alemã confiável e robusta. Para proteger pessoas tem que ser o melhor!