Entre os dias 06 e 07 de julho de 2022, aconteceu em São Paulo o 3º Fórum de Valorização Energética da ABREN ( Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos ). O evento contou com as principais autoridades, especialistas e players do mercado, que trouxeram ao debate um panorama do setor, desde desafios até as soluções soluções viáveis para o mercado brasileiro.
O evento evidenciou o alto potencial do Waste to Energy, ou energia gerada à partir do processamento dos resíduos sólidos. O CDR ou combustível derivado de resíduos, vem como uma grande alternativa, por seu potencial energético e principalmente, pelo reaproveitamento de resíduos que hoje são enterrados em aterros sanitários.
Por outro lado, a falta de investimento no setor para viabilizar grandes operações, faz da realidade brasileira distante dos países europeus. Nesse contexto, o Brasil se mostra com um grande potencial ainda pouco explorado.
Para o avanço do setor, o fórum trouxe especialistas em tecnologia, que apresentaram soluções inovadoras e produtivas, disponibilizando ao mercado brasileiro, equipamentos de alta qualidade, importados de países europeus que estão na vanguarda do coprocessamento de resíduos e na produção do CDR.
A Siebert teve a honra de ser um dos patrocinadores do evento, além de estar presente acompanhando de perto todo o debate sobre o tema. A Siebert foi representada por Anderson Oliveira, Gerente de Negócios da Siebert e especialista no setor de trituração. Ele apresentou ao fórum as soluções integradas da Siebert, que promovem eficiência, produtividade e segurança do início ao fim da planta de processamento.
O Brasil tem um enorme potencial para a ampliação do Waste to Energy e a Siebert está a disposição do mercado brasileiro para disponibilizar os melhores projetos e equipamentos para a produção do CDR em diversas granulometrias, atendendo sempre aos mais rigorosos requisitos de cada operação.