Você sabe qual a diferença entre eles?
PICADORES
Máquinas que transformam árvores em cavacos. No processo de colheita mecanizada os picadores são parte final do processo, no qual transformam madeira em cavacos. Note que são sempre grandes porções tanto de comprimento quanto diâmetro.
Dependendo do desenho os picadores também processam pequenas porções de madeira, no entanto quando o fazem, em função de suas particularidades têm maior dificuldade.
O picador é projetado exclusivamente para processar madeira, portando havendo alimentação com impurezas (pedras, areia, partes metálicas). Se estes materiais forem processados existirá prejuízo, afinal poderão ocorrer quebras do equipamento e altos custos de manutenção.
TRITURADORES
Máquinas projetadas para triturar qualquer material (madeira, metal, pedra). A grande vantagem é o que o triturador não sofre prejuízo com a contaminação do material a triturar, como, resíduos misturados com pedras, sujos de areia, ou ainda partes metálicas. Ela não causa perda de produtividade, pois o triturador pode eliminar materiais durante o processamento. O triturador processa restos deixados pela colheita florestal ou ainda raízes extraídas do solo.
Na indústria de madeira, o triturador é utilizado na reciclagem da madeira (trituração de pallets, embalagem em geral, móveis usados descartados, demolição, restos da construção civil), nesta aplicação o triturador é essencial, afinal não sofre e nem causa prejuízo devido aos materiais contaminantes bem como a diversidade de formatos e tamanhos dos materiais a serem processados.
Conheça outras soluções em tratamento de resíduos, ou saiba mais sobre os trituradores urraco.
Escrito por Udo Siebert, publicado na Revista Referência, página 45, n. 122.