Uma das maiores empresas do Brasil de gestão de resíduos sólidos, realizou no mês de janeiro um webinar sobre inovação do método tradicional de destinação do lixo em cidades. O objetivo do evento online, foi reunir especialistas de todo o país para discutir soluções de otimização, aumento da vida útil e principalmente, redução do impacto ambiental dos aterros.
O objetivo do Webinar, foi trazer a pauta as soluções do mercado para a melhoria e otimização dos aterror, promovendo o encontro entre empresas do setor, clientes e entusiastas do assunto. A Siebert foi convidada para participar deste evento, através dos profissionais Anderson Oliveira, especialista em trituradores de resíduos e Oriol Juvanet Ribot, especialista em prensas enfardadeiras.
Os resíduos sólidos são gerados a partir de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola e de varrição. Por sua vez, os Resíduos Sólidos Urbanos são resultado das atividades de grandes cidades. No Brasil, mais da metade dos municípios não possuem políticas e tecnologia para a destinação correta deste resíduo, os chamados "lixões". Esta montanha de lixo não tratada, ocasiona a contaminação do ar pela produção do gás Metano, e a contaminação do solo através do chorume (líquido do lixo altamente tóxico). Os efeitos colaterais do destino incorreto dos resíduos pode ser catastrófica a saúde e ao meio ambiente.
Os aterros sanitários são locais planejados, com tecnologia e processamento de todas as etapas. No espaço, é feito um isolamento na base, evitando o contato com o solo. O lixo é compactado, embalado e empilhado de forma organizada, ampliando a capacidade do aterro e consequentemente a sua vida útil. Durante o processo de tratamento do RSU, o gás Metano é coletado e queimado para redução dos riscos a saúde e do mau cheiro. O Chorume é coletado e tratado, evitando a contaminação do solo e dando o destino correto a este líquido tóxico.
A linha de trituradores Lindner destacam pelo seu nível de eficiência energética e durabilidade, oferecendo equipamentos versáteis. São máquinas inteligentes com alto rendimento e baixo consumo de combustível. Seu ruído reduzido assegura conforto aos operadores podendo processar até 65t/h de RSU (lixo doméstico). Equipado com esteira móvel de altura variável para descarga do material triturado amplia as possibilidades de uso.
A tecnologia é robusta e confiável, reconhecida na Europa por ser inovadora. Ela possui manutenção fácil e barata, além de proporcionar economia de energia. Os fardos produzidos são de alta qualidade, com alta taxa de compressão, corte uniforme e excelente amarração. Diferente das esteiras convencionais, a tecnologia da Kadant Paal impede a entrada de sujeira, proporcionando maior vida útil ao equipamento. Atende todas as normas de segurança da União Européia e Norma Brasileira NR-12.