No campo, o processo de colheita costuma ser protagonista em um mercado cada vez mais competitivo como é o das commodities. Nesse processo, os equipamentos utilizados para a colheita costumam ser levados à sua máxima performance para garantir uma boa produção. No entanto, há um perigo oculto (ou nem tanto) que é parte integrante das principais colheitas: o risco de incêndio!
O clima seco de algumas regiões aliado à produção de palha e pó, resultantes da colheita, é a combinação perfeita para servir como combustível de um incêndio que pode tomar proporções gigantescas.
Nas máquinas, são inúmeros motivos pelos quais um incêndio pode se iniciar, mas alguns elementos são chave e devem ter a atenção redobrada por proprietários, operadores ou quem for responsável pelos cuidados com os equipamentos:
Elementos rotativos de forma geral tem grande potencial de gerar superaquecimento em diversas regiões das máquinas, mas entre eles os rolamentos são os campeões de ocorrências. Por isso, devem ser sempre lubrificados adequadamente e/ou trocados, conforme a especificação de cada fabricante;
E elementos hidráulicos: por serem itens geralmente mais sensíveis se comparados a outros componentes mecânicos e estarem presentes em diversas partes das máquinas, as mangueiras devem estar sempre em perfeitas condições de funcionamento. Os vazamentos causados pelo rompimento destes elementos podem colocar o óleo quente em contato com palha ou pó secos. Condição perfeita para o início de um incêndio;
O aquecimento que inicia um incêndio também pode vir de condutores e conectores elétricos presentes nas máquinas, assim, também é muito importante garantir que estes elementos estejam sempre limpos e isolados de possíveis contaminantes que possam causar acidentes.
Estes cuidados, somados com a limpeza do equipamento ajudam a reduzir drasticamente os riscos de incêndio na colheita. Protegendo as pessoas, os equipamentos e a própria plantação.
Mesmo com todos estes cuidados sendo tomados, ainda há risco de algo sair do controle e um incêndio se iniciar. Para estes casos existe o Sistema de Detecção e Extinção de Incêndio da Protecfire. Um sistema fixo de micro-pulverização que detecta automaticamente e age no início do fogo, não possibilitando que tome proporções maiores e se espalhe por todo o equipamento e pela plantação.
Protecfire, para proteger pessoas tem que ser o melhor.