Desde o ano passado cidades que mantêm lixões podem ser multadas em até 50 milhões de reais de acordo com a Lei Federal nº 12.305/10 de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A produção de RSU no Brasil tem aumentado a cada ano, a melhor solução para todo este volume gerado é a reciclagem. A ABRELPE divulgou recentemente os números do setor que indicam que a geração total de RSU no Brasil em 2013 foi de 76.387.200 toneladas, o que representa um aumento de 4,1% no volume total.
Outro dado importante é que em torno de 50% do lixo coletado não tem destinação adequada, o material acaba sendo destinado a lixões ou aterros.
São Paulo produz 12,5mil toneladas de lixo domiciliar por dia. Cada habitante produz em média pouco mais de 1 kilo de lixo por dia, deste volume apenas 250t de material são reciclados.
É preciso aumentar a capacidade de coleta do lixo e conscientizar as pessoas da importância de não misturar material reciclável com lixo Orgânico que compromete a quantidade e qualidade do que pode ser vendido.
Até 2016 a prefeitura de SP planeja entregar mais duas centrais de triagem mecanizadas.
Adequar nossa gestão de resíduos sólidos é a principal garantia que podemos ter para proteção ambiental e preservação de recursos naturais. São necessárias ações de pré-destinação: reciclagem e tratamento da matéria orgânica.
A Siebert, em consonância com as mais modernas tecnologias de tratamento de resíduos da Europa, traz ao Brasil, com exclusividade, os mais conceituados fabricantes de equipamentos para tratamento de RSU e CDR. Consulte nosso especialista em projetos.